quarta-feira, 10 de junho de 2009

Curiosidades Chaves

Esta é a série cômica mais famosa do mundo.
O cãozinho Satanás, de Dona Clotilde, se chamava Ferraz na vida real.
Quando estreou no seriado, Maria Antonieta De Las Nieves tinha apenas 20 anos.
O nome original de Chaves em espanhol é "El Chavo". A palavra "chavo" é uma gíria que, no México, significa "menino", "garoto" ou "moleque". Também pode ser usada no feminino, como "chava", para se referir a uma menina. Mas como no Brasil esse termo não existia, e o nome "Chavo" soaria estranho na dublagem em português, o personagem ganhou o nome de "Chaves" na dublagem brasileira. Na série original os moradores da vila sempre chamam o Chaves de "el Chavo" e nunca dizem o verdadeiro nome. Por isso, em várias cenas, quando o Quico ou a Chiquinha perguntam qual é o nome do Chaves, a resposta dele sempre é interrompida por outra pessoa que aparece falando ao mesmo tempo. Na dublagem em português, essas cenas perdem um pouco do sentido, devido à existência do nome do Chaves. Na canção "Que Bonita Vecindad" (mais tarde traduzida como “Que Bonita Sua Roupa”) tem um verso em que o Chaves faz suspense quando vai dizer o seu nome, mas acaba não dizendo: "Mi nombre es... el Chavo / Toda mi ropa es un autentico remiendo". O verso foi adaptado como “Eu sou o famoso Chaves / Todos dizem que minha roupa é remendada”. No entanto, é revelado em um episódio, pelo próprio Chaves, que seu verdadeiro nome é Espiriberto, porém essa informação é alvo de certas dúvidas.
O seriado também foi dublado em italiano, sob o nome "Il Cecco della Botte" (literalmente, "O Chaves do Barril"). O nome das personagens eram: Cecco (Chaves), Chicco (Quico), Signore Bartolomeo (Seu Madruga), Florinda (Dona Florinda), Chiquirita (Chiquinha), Prof. Cacciapalle (Professor Girafales) e La Strega del 71 (Bruxa do 71).
Em 1991, a Editora Globo publicou mais de 56 gibis do Chaves. Porém, alguns personagens apareceram diferentes: Nhonho ficou loiro (no seriado o cabelo era preto), a roupa de Dona Clotilde ficou roxa em vez de azul, e o terno preto do Quico passou a ser azul. Pópis, por sua vez, parece ser confundida com Patty. Apesar de no gibi a sobrinha de Glória ter características da sobrinha de Dona Florinda (como o vestido rosa, a boneca Serafina e o seu próprio nome), Pópis tinha o cabelo parecido com o de Patty no seriado (porém loiro). Assim como Paty no seriado, Pópis nos gibis chamava muito pela tia quando era incomodada, em vez de dizer "Conta tudo pra sua mãe". Também nos gibis, tanto o Chaves quanto o Quico se mostravam apaixonados por ela em algumas histórias.
O carro de Seu Barriga, que aparece em alguns episódios, é uma Volkswagen Brasília, de fabricação brasileira.
No episódio "Vamos ao cinema?", uma das frases mais clássicas do seriado é dita por Chaves: "Seria melhor ter ido ver o Pelé". No original, o filme que vão assistir é El Chanfle, estrelado pelo elenco do seriado e que fala justamente de futebol
Em 1978, foram rodados os últimos episódios em que o Quico aparece. O último episódio que Carlos Villagrán gravou como Quico foi "Aula de primeiros socorros". A saga de Acapulco, gravada em 1977, só foi exibida em 1979. Os episódios de Acapulco foram os últimos episódios exibidos no México, com a presença do Quico. Com a canção "Boa Noite Vizinhança", tocada no último episódio de Acapulco, Quico se despediu da série. A canção não é uma espécie de homenagem de Chespirito a Villagrán, ao contrário do que muitos pensam.
Tangamandápio, o local onde o carteiro Jaiminho nasceu, existe de verdade e é uma pequena cidade mexicana localizada no noroeste do estado de Michoacán.
Seu Madruga, apesar de estar sempre desempregado, já desempenhou as mais diferentes profissões: vendedor de churros, vendedor de balões, entregador de lenha, treinador de futebol americano, fotógrafo, carpinteiro, leiteiro, professor, pintor, sapateiro, barbeiro, mecânico, lutador de boxe, vendedor de artigos usados ("velho do saco"), empresário artístico, jornaleiro, cabeleireiro e mestre de obras.
Roberto Bolaños mostra uma realidade de sua vida: é fã do ex-jogador de futebol Pelé, o qual seu personagem também é fã.
Em um episódio, Seu Madruga faz referência a uma convenção de bruxas na cidade colombiana de Bogotá, perguntando se a Dona Clotilde não havia voltado de lá. Esta convenção existiu realmente: ocorreu em 1977. A escritora brasileira Clarice Lispector participou do evento como convidada.
A partida de futebol que fez quase todos os personagens desmaiarem eletrocutados com a televisão foi México X Alemanha Ocidental, válida pela Copa do Mundo FIFA de 1978, sediada e conquistada pela Argentina. A dublagem substituiu "México" por "nossa seleção" na fala em que Chaves respondia quem ia jogar naquele dia, embora se desse a entender que, por "nossa seleção", Chaves estivesse se referindo à seleção mexicana, e não à brasileira, como pensam muitos fãs. O jogo é inclusive citado no DVD Fifa Fever no espaço das maiores goleadas da história das copas, pois o México foi goleado por 8x0 pela Alemanha Ocidental.
O ex-jogador Hugo Sánchez (maior ídolo do futebol mexicano) foi apelidado pela torcida de "El Chavo Del 9", em referência a série de TV. Sánchez participou das copas de 1978 na Argentina, de 1986 no México e de 1994, nos Estados Unidos.
Chaves mora no apartamento nº 8. Mora de favor, pois Seu Barriga não cobra aluguel para o menino não morar na rua e nem no barril. O nome da série, porém, nada tem a ver com o apartamento de Chaves, e sim pelo fato de a série ser exibida no canal 8 de televisão do México. Ainda assim, o fato passou para a série na forma do número do apartamento de Chaves.
O personagem Héctor Bonilla é representado por ele mesmo. Ele é um ator mexicano, de grande prestígio e sucesso por lá. Apareceu na vila no episódio "Um Astro Cai Na Vila", em que todas as mulheres (Chiquinha, Dona Clotilde e até Dona Florinda) ficaram encantadas por ele. O episódio tem duas partes, mas a primeira jamais foi exibida no Brasil. Atualmente, Héctor está com 69 anos, e ainda em atividade.
Quanto à passagem para o segundo pátio, situada entre as casas da Bruxa do 71 e do Seu Madruga, há duas diferenças. Em alguns episódios (como "O Belo Adormecido"), quando a câmera direciona o outro pátio, a passagem é direta. Em outros (como "A Galinha da Vizinha é Mais Gorda do Que a Minha"), há a janela do quarto da Chiquinha, fazendo com que os personagens andassem mais para chegar a este pátio.
No episódio Vamos ao Cinema, Dona Florinda diz que o Quico vai morar com a madrinha rica dele. Esta desculpa foi inventada por ela, porque Carlos Villagrán já estava fora do seriado em 1979 (ano em que foi gravado o episódio).
O episódio em que Chiquinha vai visitar as tias em Presidente Prudente foi improvisado pela produção. Boatos da época diziam que a atriz María Antonieta de las Nieves ficou grávida e precisou se ausentar das gravações, e é possível notar em alguns episódios que a personagem aparentava uma gravidez.
Em 1988, Ramón Valdés morre. Entretanto, ao contrário do que muitos acreditam, esta não foi a causa da saída de Seu Madruga da série. Ele saiu em 1979 e voltou no Programa Chespirito em 1981, fazendo poucos episódios antes de sua saída definitiva. Uns dizem que o motivo da saída de Seu Madruga foram problemas de saúde. Outros alegam que ele seguiu Carlos Villagrán, participando do programa "Ah, que Kiko!". Em resposta à saída de Ramón, Bolaños deu mais notoriedade a personagens secundários como: Dona Neves (convertida em personagem permanente para tapar a lacuna deixada por Quico e Seu Madruga, interpretada por Maria Antonieta), Jaiminho (criado para o mesmo propósito), Nhonho (interpretado por Edgar Vivar, o mesmo intérprete do Seu Barriga) e Pópis (Interpretada por Florinda Meza).
Um dos maiores erros da numeração das casas da vila foi a inversão de números. Normalmente, os números das casas são: 14 (Dona Florinda), 71 (Bruxa do 71, obviamente) e 72 (Seu Madruga). Em alguns episódios, como "O Dia de São Valentim" e "Vamos Ao Cinema?", o número da casa de Dona Florinda era 24, e em outros episódios chegou a ser 42. Quanto à Bruxa do 71: o número de sua casa já foi 73 e também 14 (apenas por uma cena). Finalmente, a casa de Seu Madruga chegou a ter o número 14, no episódio que o Chaves foi mordido por um cachorro. Em um episódio, era o primeiro da série, Seu Madruga morava no 14. Nessa época, Quico já teria se despedido do seriado.
A banda norueguesa A-Ha homenageou Chiquinha e sua intérprete Maria Antonieta de Las Nieves com o videoclipe da música There's Never a Forever Thing, que incluía imagens da personagem. Outras bandas também homenagearam a atriz, como Tears for Fears, com a música Advice For The Young At Heart, Duran Duran, com a música A Matter of Feeling, Depeche Mode, com a música Enjoy the Silence, Ice House, com a Música No Promisses, e Limp Bizkit, com a música My Way.
Os atores Florinda Meza, María Antonieta de Las Nieves, Edgar Vivar, Ricardo de Pascual e Abraham Stavans ganharam personagens duplos no seriado. María Antonieta interpretou Chiquinha e Dona Neves. Florinda interpretou Dona Florinda e Pópis. Edgar interpretou Seu Barriga e Nhonho. Ricardo interpretou Senhor Furtado e Senhor Carequinha/Senhor Calvillo e o Garçom do Restaurante, e Abraham Stavans interpretou o Freguês do Restaurante e o Dono do Parque. Nota: Ricardo de Pascual e Abraham Stavans não precisavam fazer trabalhos duplicados como María Antonieta, Florinda e Edgar.
Uma das versões da Patty, que rivaliza com Chiquinha, foi vivida por Veronica Fernandez, filha de María Antonieta de las Nieves. A versão mais conhecida no Brasil da Paty foi vivida por Ana Lilian de La Macorra.
Com a "partida" de Seu Madruga, Dona Florinda passou a ser uma mulher mais calma. Quando estava irritada, ela descontava nas crianças da vila.
O seriado sofreu grande decadência depois da morte de Ramón Valdés. A alegria parecia dar lugar à tristeza: a audiência caiu e nem os personagens primários e secundários conseguiram tapar o buraco deixado por Ramón Valdéz e Carlos Villagrán, até seu fim definitivo, em 1993.
Os episódios da Cruz Vermelha, do Quico doente e da chegada de Dona Neves tiveram os menores elencos: 4 atores.
Em "Uma ajuda para a Cruz Vermelha", houve 4 atores e 6 personagens: Roberto Gomez Bolaños (Chaves), María Antonieta de Las Nieves (Chiquinha e Dona Neves), Edgar Vivar (Seu Barriga e Nhonho), e Florinda Meza (Dona Florinda).
Na chegada de Dona Neves ("Nasce uma bisavó") teve 5 personagens: Bolaños (Chaves), María Antonieta (Chiquinha e Dona Neves), Florinda e Raúl Padilla (Jaiminho).
No episódio com o Quico doente, 4 personagens: Bolaños, Florinda, Carlos Villagrán e María Antonieta.
Na vila do Chaves, de todos os apartamentos da vila, o que foi mais ocupado era o apartamento 23, na escada. Primeiro, ocupado por Glória e Paty, que o deixaram por motivos desconhecidos. Em segundo lugar, por Dona Edwiges, a "louca da escada", que se mudou também por razões desconhecidas. Depois disso, Glória e Paty retornam aquela casa no alto das escadas (mas elas já eram outras). Depois elas foram embora. Finalmente, foi ocupado por Jaiminho, o Carteiro, que ficou como inquilino permanente até o fim do seriado. O apartamento de Glória e Paty também teve o número 24.
Quico tem duas formas diferentes de escrita de seu nome (o nome verdadeiro do personagem é Frederico, o mesmo de seu pai). No episódio da venda de refrescos, seu quiosque tinha o nome "Super de Quico". No episódio "O Vendedor de Balões", Chiquinha diz a Chaves que seu pai tem um grande cliente chamado "K" "I" "K" "O".
O nome do Professor Girafales também tem outra forma de escrita: pode ser escrito com J (Jirafales). No episódio "Bilhetes Trocados", o nome é grafado com J, no bilhete.
Carlos Villagrán também interpretou Frederico, o pai de Quico. No episódio "O Despejo do Seu Madruga", em que Dona Florinda olha as fotografias, acontece um flashback em que Frederico se despede de Florinda. Percebe-se que Quico herdou os mesmos trejeitos do pai, inclusive o "cale-se, cale-se, cale-se, você me deixa louco!".
Com a saída da Chiquinha em 1973/1974, o Quico ganhou muito destaque. Nos fins do anos 1978 a popularidade dele foi caindo, e em 1979, quando ele sai, aconteceu o inverso: Chiquinha passou a ocupar seu destaque.
No episódio O dia das crianças, no início da música, Chaves cita o Mickey Mouse da Disney. Chaves usa até as orelhinhas do ratinho no clipe. Há também outra referência ao Mickey no seriado. Em alguns episódios, a bola do Quico tem um desenho do Mickey.
No seriado, já foram citadas várias celebridades, mas as mais conhecidas são: Xuxa, Pelé, Dom Pedro I, Hector Bonilla (que apareceu em um episódio), Maradona, Cristóvão Colombo, Hugo Hoyama (nos DVD's), Luís Pereira e Rodolfo Rodriguez.
Mesmo levando cascudos do Seu Madruga, Chaves demonstra afeição especial por ele. Isso faz com que Chaves, carente de uma figura paterna, veja em Seu Madruga uma forma de corresponder este sentimento. No episódio "O Aniversário de Seu Madruga", Chaves mostra esta afeição defendendo Seu Madruga de Chiquinha e Quico, pensando que os dois iriam matar o homem. Ao final do episódio, o engano é esclarecido: tratava-se de um frango que Chiquinha queria preparar para o aniversário do pai. Mesmo assim, Chaves persegue Chiquinha e Quico. Além desse episódio, em um outro, onde o Quico fazia aniversário e a festa era feita na casa dele mesmo, o Chaves pegava "escondido" (na verdade, na frente do Quico e Dona Florinda) pedaços de bolo e os guardava em seu bolso. A princípio se pensa que a comida é para ele, mas ao final do episódio, ele reparte o que pegou com o Seu Madruga à noite; ambos jantam juntos, dividindo comida e refrescos na ocasião.
No episódio "A Catapora da Chiquinha", Seu Barriga diz a Seu Madruga que vai examinar a Chiquinha, por ter sido médico. Na vida real, o ator Edgar Vivar era médico, antes de entrar para o seriado.
Apesar de sempre ser chamada de feia pelas crianças da vila, Angelines Fernández era uma das mulheres mais bonitas do México. Na verdade, a atriz havia nascido em Madrid, capital da Espanha.
No seriado original a voz de Quico era mais rosnada (rrrrrrrr), como se ele tivesse a língua presa. Isso se deve ao fato de que Carlos Villagrán não podia pronunciar algumas palavras muito bem enquanto estava com suas bochechas infladas. Exemplo: quando ele falava "Chilindrina", ele dizia algo como: "Chiindina" ou "Chindina". Na dublagem brasileira, Quico não tem essa característica (este rosnado aparece apenas quando ele chora: arrrrrrrrr).
Apesar de ter seu primeiro episódio exibido somente em 1971, a formação do elenco e o início das gravações tiveram início em 1969.
Maria Antonieta de Las Nieves, além de atriz, também é dubladora. No desenvolvimento do seriado, ela foi escolhida por Chespirito para fazer o papel de Chiquinha por sua belíssima voz. Ela era conhecida apenas pela voz em propagandas e vinhetas da Televisa.
Algumas frases de Seu Madruga ficaram bastante conhecidas, como: "A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena" e "As pessoas boas devem amar seus inimigos".
Angelines Fernández, Germán Robles e Angélica María (que fez a Iara no episódio Aula de História) são as únicas que não nasceram no México. Angelines e Germán são de origem espanhola: ambos nasceram em Madri, na Espanha. Angélica María nasceu em Nova Orleans, nos Estados Unidos. Além disso, Angelines foi a única do elenco que nasceu na Europa, não na América do Norte.
No episódio "O estouro do Nhonho" do box 8 dos DVDs do Chaves, é possível ver uns latões no alto da casa de Dona Florinda, e ao lado onde mora Glória e Paty.
Quando Seu Madruga saiu da casa de Dona Florinda para vender churros e pediu para as crianças não gozarem dele, a casa de Dona Florinda se transforma num fundo preto. Isto acontece devido a inexistência da parede ali. Motivo: Nunca se viu aquele ângulo em nenhum episódio.
Em um episódio que nunca foi exibido no Brasil, Dona Neves sai da vila para fugir de Seu Barriga, que estava atrás dela. Então, ela foge para um lugar que nunca apareceu no seriado, talvez uma avenida, ou uma rua próxima a vila. Esta rua nunca foi vista em nenhum episódio, exceto este.
Há dois episódios em que o Seu Madruga usa uma camisa branca: o episódio dos ioiôs e o do bilhete de loteria.
No mesmo episódio, é possível notar também que a rua era bem diferente: Ela não tinha carros passando nela, e só pavimentava pedestres, pois nos episódios de 75, até meados de 78, passava carros, onde Seu Barriga estacionava seu carro. Depois, nas temporadas mais recentes de Chaves, a calçada sumiu.
No seriado, não houve um último episódio (ou seja, um último episódio especial para a série). A série simplesmente parou de ser gravada em 1993, por causa da audiência baixa. No entanto, no Chapolin, ao contrário do seriado, houve um último episódio especial. Contou com 4 atores: Bolaños, Meza, Aguirre e Vivar, e foi gravado em 1979. Este episódio jamais foi exibido no Brasil. Apesar de ser considerado o último episódio da série, a série não parou de ser gravada. Ela tornou um quadro do Programa Chespirito, sendo que a série só realmente acabaria no início da década de 1990.
No Chapolin, também há uma personagem chamada Dona Neves.
Há uma abreviação do nome de Chiquinha. A abreviação é: Chilis, vem de Chilindrina, nome oficial da personagem em espanhol.
De todos os personagens, a Chiquinha foi a que mais mudou de visual, sempre aparecia com roupas diferêntes no decorrer das temporadas.
Na série a casa do Seu Madruga tem o número 72 mas no desenho o número da casa é 10
No primeiro episódio,a casa da Dona Clotilde era o numero 5 em vez de 71.
No seriado há uma referência ao Popeye. Em um episódio, Seu Madruga pergunta a Chaves se ele sabia o que é Popeline. Chaves responde: É a esposa do Popeye?.
Em um episódio, Quico dá como uma de suas desculpas ao Seu Madruga a cidade de Blumenau, localizada no estado de Santa catarina, no Brasil.

Nenhum comentário:

O que você está achando sobre o "Tudo Sobre CH"